top of page

PARTIDO VOLUMÉTRICO

Pensando em como desenvolver uma forma arquitetônica que proporcionasse uma unidade entre todas as áreas de intervenção escolhida e transmitisse nossa proposta conceitual, surgiu a ideia de se trabalhar com módulos. Foi então que, através de maquetes de estudo, croquis e cortes, chegamos a um módulo habitacional mínimo de áreas comuns, que conformaria um 'L'. Estes módulos seriam compostos por outros 3 módulos a serem trabalhados numa escala ainda menor, sendo eles: módulo da cozinha, da "sala de jantar" e da sala de estar. Por fim, a cada módulo habitacional mínimo, seria agregado, pelo menos, um módulo de quarto e banheiro e outro de vazio - este último teria a função de varanda, permitindo, neste caso, que a habitação fosse ampliada quando necessário, ou então a função de vazio de passagem/estar integrando todo o conjunto habitacional.

O partido final, então, constituiu-se por módulos mínimos de 3x3m que, interligados de forma coerente, comporiam uma habitação adequada a diferentes perfis de usuários e também a famílias com diferente número de membros. Em estudos posteriores, o tamanho dos módulos poderá ser alterado, além de que a organização interna dos cômodos não precisaria se ater ao limite de cada módulo. Através desses módulos cria-se a possibilidade de um crescimento orgânico, que pode ocorrer tanto nos terrenos nos quais estamos implantando nossa proposta, quanto permeando pelo bairro todo, conforme a demanda for mudando. Visto que nosso conceito é organicidade, não queremos uma construção estática, que atenda apenas a demandas momentâneas. Os módulos serão como células, cada um com sua função eles irão se adaptando a fim de buscar um equilíbrio no organismo que é o bairro.



Considerando que tínhamos terrenos com diferentes inclinações e características, foram produzidas maquetes de estudo em 3 perfis de terreno, a fim de observar a aplicabilidade do partido. Obtivemos os resultados abaixo e tiramos como encaminhamento produzir uma maquete do todo, em menor escala, para analisar a unidade entre as áreas de intervenção e também sua integração com as áreas públicas
a serem trabalhadas.

bottom of page